Conheça as principais diferenças entre esses três sintomas para um diagnóstico preciso!

Desbalanceamento Desalinhamento ou Folga

Embora falha em rolamentos seja considerada a principal causa de falha nas máquinas e a prevenção seja o foco principal das equipes de manutenção, existem outras condições que precisam ser monitoradas de perto. Isso inclui Desbalanceamento, Desalinhamento e Folga. 

Mas, o que são Desbalanceamento, Desalinhamento e Folga?

Desbalanceamento

O Desbalanceamento ocorre quando o centro de massa difere do centro de rotação. Isso cria uma força centrífuga, levando a altas amplitudes de vibração em frequências iguais a 1xRPM (1x velocidade de rotação) nos dados espectrais, com uma forma de onda senoidal no domínio do tempo.

Em máquinas montadas rigidamente, as amplitudes normalmente são mais altas na direção horizontal do que na direção vertical, embora amplitudes elevadas também possam existir axialmente em rotores suspensos. A amplitude do desequilíbrio aumentará pelo quadrado da velocidade (quando a velocidade de operação estiver abaixo da frequência crítica do 1º rotor). Normalmente, existe uma diferença de fase de 90 graus entre as leituras horizontal e vertical em cada rolamento com um problema de desequilíbrio puro.

Desalinhamento

O desalinhamento ocorre quando os eixos do eixo de dois componentes diretamente acoplados se encontram em ângulos e / ou são deslocados um do outro. O desalinhamento dos acoplamentos e rolamentos normalmente resulta em alta vibração radial e / ou axial.

O desalinhamento angular geralmente produz amplitudes axiais mais altas com uma diferença de fase de 180 graus axialmente nos acoplamentos. O desalinhamento de deslocamento geralmente produz amplitudes radiais elevadas, com uma diferença de fase de 180 graus radialmente nos acoplamentos. Um problema de desalinhamento normalmente produz frequências dominantes a 1xRPM e / ou 2xRPM, dependendo do grau de desalinhamento angular em relação ao desalinhamento de deslocamento, bem como do tipo e design dos acoplamentos.

Nas situações em que 1xRPM domina devido a um problema de desalinhamento, as leituras de fase são essenciais para distinguir de um problema de desequilíbrio. As formas de onda normalmente mostram padrões repetíveis e periódicos com um ou dois ciclos claros por rotação do eixo.

Folga (estrutural e componente)

A folga mecânica ocorre quando os componentes rotativos foram ajustados incorretamente. Vários harmônicos de velocidade de execução dominam os dados espectrais (ou seja, 1-10x RPM). Em certos casos e estágios de deterioração, os dados espectrais também podem mostrar multiplicações sub-harmônicas de 1 / 2xRPM.

As formas de onda normalmente mostram altos padrões de impacto aleatório e, em alguns casos, a forma de onda pode parecer truncada. A folga estrutural é o resultado de montagens de máquinas, fundações, parafusos ou placas de base soltas ou distorcidas. Essas condições normalmente produzem uma frequência a 1xRPM e / ou 2xRPM radialmente em dados espectrais (amplitudes verticais podem ser mais predominantes), dependendo do tipo de problema estrutural. Os dados da forma de onda são tipicamente periódicos, com um ou dois ciclos por rotação do eixo.

Essas três condições podem levar a falhas potenciais da máquina e perda de produção, mas, felizmente, são fáceis de corrigir. No entanto, é fundamental que eles sejam detectados cedo. É aí que entra o monitoramento da vibração. A análise da vibração permite que as três condições sejam identificadas em um estágio inicial - permitindo que as equipes de manutenção executem as ações corretivas necessárias para evitar que os componentes sejam danificados.

Fonte: EGF Engefaz Manutenção Preditiva