Saiba qual o monitoramento mais eficaz para reduzir paradas não programadas no setor de Mineração
Os últimos anos tem sido difíceis para muitas empresas de mineração. Preços de commodities irregulares, declínio de grau mineral e regulamentações governamentais cada vez mais rígidas são apenas algumas das questões que atingiram a rentabilidade.
Embora essas influências estejam fora do controle da maioria das empresas, existem fatores internos que provam ser igualmente prejudiciais para o desempenho do negócio. Destes, o tempo de inatividade não programado da máquina – a parada não programada – é talvez o mais comum, mas pode ser um dos problemas mais simples para resolver. É aqui que entra o monitoramento da condição através dos sensores de vibração.
O monitoramento de vibrações tornou-se essencial para manutenção preditiva em mineração e pedreiras. Não apenas uma ferramenta valiosa para evitar paradas não programadas, mas também para prolongar a vida útil da máquina além dos intervalos de manutenção recomendados e para ajudar a evitar falhas catastróficas e perigosas.
O monitoramento de vibração, usando sensores de vibração instalados em equipamentos como trituradores, sistemas de bombeamento, telas vibratórias, instalações de carga e frotas de caminhões, permite que engenheiros de site e equipes de manutenção reparem ou substituam componentes antes da falha.
Os benefícios disso não podem ser subestimados. Na verdade, o custo total do tempo de inatividade não programado é estimado em até 15 vezes o de um evento programado em alguns casos. Minimizar o tempo de inatividade ao tomar medidas antes da falha pode claramente ter um impacto extremamente significativo.
A especificação do equipamento de monitoramento de vibração é geralmente mais complexa do que as aplicações em outras indústrias. As condições da área, máquinas que operam em aplicações específicas e várias outras variáveis devem ser consideradas. Por exemplo, os operadores não devem considerar apenas o nível de vibração e a faixa de freqüência que deve ser medida, mas também questões ambientais, como temperatura e umidade. A presença de produtos químicos corrosivos e gases explosivos nas minas subterrâneas também afeta o processo de especificação.
Isto feito, o próximo passo é fazer uso dos sensores de vibração. Se instalados ou montados incorretamente, eles podem ser imprecisos e redundantes. Os acelerômetros devem estar localizados o mais próximo possível da fonte de vibração e montados em uma superfície plana, lisa e não pintada, maior do que a base do próprio acelerômetro. Se o sensor estiver mal montado e instável, provavelmente registrará a instabilidade do próprio sensor e não as vibrações dos componentes rotativos.
Especificar, montar e utilizar sensores de vibração de forma correta pode ser uma tarefa difícil, tendo em conta as variáveis ambientais específicas para mineração e pedreiras. É por isso que é aconselhável trabalhar junto a prestador confiável e experiente.
Temos o conhecimento aprofundado da indústria e da aplicação necessários para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados. Para obter conselhos e suporte sobre especificações, instalação e obter o melhor desempenho de sensores de vibração, fale com alguém do nosso time.