Detecção de falhas em sistemas de refrigeração na Ind. Farmacêutica
O monitoramento de vibrações oferece uma oportunidade incomparável de maximizar o desempenho das máquinas usadas na Indústria Farmacêutica.
Esta sessão de perguntas e respostas revela como o monitoramento por vibrações pode beneficiar suas operações.
O que é monitoramento de vibração?
O monitoramento de vibrações é uma maneira altamente eficaz e confiável de monitorar a integridade contínua da máquina, analisando as vibrações dos componentes. Ele pode, por exemplo, detectar se um rolamento está começando a desgastar, alertando os engenheiros de manutenção sobre um problema e fornecendo a eles as informações necessárias para executar as ações planejadas para reparar ou substituir os componentes defeituosos e desgastados.
Como eu faço isso?
Usando sensores de vibração (também conhecidos como acelerômetros). Atualmente, são amplamente utilizados para monitorar vibrações em peças rotativas, incluindo rolamentos, eixos e polias. Um acelerômetro contém um elemento de cristal piezoelétrico, que é ligado a uma massa. Quando submetida a uma força aceleradora, a massa comprime o cristal, e isso faz com que o cristal produza um sinal elétrico proporcional à força aplicada. Essa saída é então amplificada e condicionada pela eletrônica embutida para produzir um sinal que pode ser usado por sistemas de controle ou aquisição de dados de nível superior, online ou offline.
Por que eu deveria implementá-lo?
O monitoramento de vibração pode detectar falhas e deterioração da máquina antes da ocorrência de outros sintomas, como calor, barulho e maior consumo de eletricidade. O conhecimento de um problema permite que os engenheiros de manutenção ajam para proteger os equipamentos contra falhas. Dessa forma, o dispendioso tempo de inatividade da máquina pode ser minimizado e a produtividade protegida.
Você pode fornecer um exemplo de onde é usado na fabricação farmacêutica?
O monitoramento de vibração é freqüentemente usado em áreas de refrigeração. O monitoramento da vibração ajuda a garantir que as máquinas usadas para o controle da temperatura sejam mantidas e operadas com cuidado - evitando uma falha mecânica que causa uma degradação nos padrões do ar, o que resultaria em perda de produção, possíveis penalidades por pedidos em atraso e o risco de insatisfação do cliente.
Como instalo sensores de vibração no meu equipamento?
Os acelerômetros devem ser montados diretamente em uma superfície plana, lisa e sem pintura da máquina, livre de graxa e óleo e maior que a base do próprio acelerômetro. O acelerômetro deve ser posicionado o mais próximo possível da fonte de vibração. Se as condições (e garantias do produto) permitirem, a técnica de montagem preferida é perfurar e rosquear diretamente na máquina, para que um acelerômetro com uma rosca de montagem integral ¼-28UNF, M6 ou M8 possa ser parafusado no lugar. Esse método de "broca e rosca" também pode ser usado para fixar um pino de montagem, ao qual um acelerômetro pode ser conectado. Se a perfuração e rosqueamento não são uma opção, a próxima melhor coisa é prender os pinos de montagem usando adesivo.
Para saber mais sobre o monitoramento de vibração na fabricação de produtos farmacêuticos entre em contato com nossa equipe se tiver alguma dúvida.